
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec) do TJRN está promovendo dois cursos destinados à formação de seus mediadores e conciliadores: “Atualização no Novo CPC com Foco na Mediação e na Conciliação” e “Aperfeiçoamento no Direito de Família”. As capacitações fazem parte do ciclo de cursos que o Nupemec promove para que haja a atualização e aperfeiçoamento contínuo dos servidores. Participam desta edição 56 servidores.
Para o juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), vinculado ao Nupemec, é imprescindível para a qualidade do desenvolvimento da política consensual que tanto os servidores quanto os parceiros do Judiciário sejam qualificados nas novas técnicas que envolvem os meios consensuais. O magistrado frisa que os esse meios hoje não são mais alternativas para o Poder Judiciário.
“Hoje podemos dizer claramente que o Poder Judiciário não tem mais só a sentença como o seu último produto. E para que ele cumpra bem os novos meios de resolução dos conflitos, ou seja, a conciliação e a mediação, os seus servidores, estagiários e demais parceiros precisam estar devidamente qualificados”, afirma o juiz.
Os cursos
O primeiro módulo do Curso sobre Atualização no Novo CPC ocorreu na última quinta-feira (3) no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Potiguar (UnP), instituição parceira do Tribunal de Justiça nessas ações formativas, sendo ministrado pelo juiz Herval Sampaio. O segundo módulo está previsto para acontecer no próximo dia 14 de novembro.
Já o primeiro módulo do curso sobre Aperfeiçoamento no Direito de Família aconteceu na sexta-feira (4), no mesmo local, ministrado pelo juiz Breno Fausto de Medeiros, que é coordenador do Cejusc Oeste. O segundo módulo acontecerá no dia 9 de dezembro.
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.