Tecnologia de ponta em monitoramento eletrônico para dar maior segurança ao trabalho de magistrados, servidores, advogados, promotores e o público que procura as unidades jurisdicionais no dia a dia é uma das principais ações realizadas pela atual administração do Tribunal de Justiça (TJRN). As câmeras de alta definição são instaladas em seis prédios do TJ, com o mesmo padrão dos equipamentos utilizados, por exemplo, na segurança das delegações de atletas que participaram da Olimpíada do Rio de Janeiro.
Planejado a partir de maio de 2015, o projeto para reforçar a segurança das unidades do Tribunal só saiu do papel em virtude da economia nos gastos do Poder Judiciário, o que possibilitou a destinação de dinheiro para a aquisição de máquinas em alta definição. “O Judiciário precisa fazer mais com menos e mudar a curva de gastos ascendente nos últimos anos e que a atual gestão tem trabalhado para diminuir, economizando e aplicando em ações concretas como esta da segurança”, observa o presidente do TJ potiguar, desembargador Cláudio Santos.
Até o momento, os investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões. Serão instaladas, até 2017, cerca de 600 câmeras que gravam 24 horas por dia e são capazes de detectar movimentos também em horários fora do expediente. Apenas no Fórum Miguel Seabra Fagundes, prédio que abriga a Direção do Foro da Comarca de Natal e 70 Varas da Justiça na capital, foram instaladas 86 equipamentos HD e Full HD. Na sede do TJRN estão sendo instaladas 65 máquinas semelhantes.
O sistema permite que ao ser verificada a entrada de alguém não autorizado em um dos prédios, o alarme dispara e a polícia é acionada imediatamente. Essa integração entre a central de monitoramento, localizada na sede do TJRN, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social é imprescindível para o funcionamento do projeto. O secretário Caio Bezerra já conheceu o sistema, quando foi recebido pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal, coronel André Luís Azevedo (foto).
Com essa aquisição, o TJRN se torna o Tribunal com o sistema de segurança mais moderno do Nordeste e referência para outras unidades do Judiciário. Após o início da instalação, o Tribunal recebeu a visita de representantes dos tribunais de Justiça da Bahia, de Pernambuco e de Alagoas, além do Ministério Público Estadual de Pernambuco. Os técnicos desses instituições demonstraram interesse em reproduzir iniciativa semelhante em seus órgãos.
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.